quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Passeata do Movimento SuperAção - cada vez melhor!


No último domingo aconteceu a 2ª edição da Passeata do Movimento SuperAção em Porto Alegre. Mais uma vez, o Parque da Redenção foi palco de um evento inesquecível, no qual todos se uniram para celebrar o início da primeira Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
passeata2
O dia estava perfeito, já que até "São Pedro" colaborou para que tudo saísse conforme o planejado. Como falou o Secretário da Justiça e Direitos Humanos Fabiano Pereira, o sol garantiu o sucesso da passeata, "representando que a natureza é bela porque respeita as diferenças."
passeata1
Encontrei muitos amigos que fazem parte dessa luta, com destaque para Juliana Carvalho, responsável pela organização do evento. A presença de várias autoridades foi fundamental para a divulgação das políticas públicas que começarão a ser adotadas daqui pra frente.
21082011465
Durante a solenidade de abertura, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Roberto Oliveira, levantou uma questão importante:
- As leis que falam das pessoas com deficiência muitas saem dos gabinetes e não consultam os maiores interessados.
21082011461
Secretário Municipal de Acessibilidade Paulo Brum falou sobre a assinatura do Plano Diretor de Acessibilidade e ressaltou:
- Porto Alegre em breve será uma referência nacional no que diz respeito a acessibilidade e respeito as pessoas com deficiência.
21082011459
A passeata serviu para dar mais notoriedade às questões relacionadas a pessoas com deficiência. É preciso sair pra rua, "agitar" e mostrar ao mundo que estamos na luta pelos nossos direitos. O vereador Engenheiro Comassetto comentou:
- Este movimento é importante para superar o que nós chamamos de invisibilidade. a sociedade não consegue ver as pessoas com deficiencia porque elas não conseguem enfrentar as dificuldades do dia-a-dia devido a falta de estrutura publica.
21082011456
E é isso mesmo, as pessoas com deficiência só não estão mais atuantes na sociedade por causa das barreiras arquitetônicas que a cidade impõe. Chegou a hora de mostrar que Porto Alegre pode sim ser "uma cidade para todos", como disse o prefeito José Fortunati na solenidade:
- Quando andamos pela cidade percebemos claramente que ela é feita por pessoas diferentes. As diferenças são inúmeras e cabe ao gestor público pensar na cidade para todos.
21082011454
Plano Diretor de Acessibilidade foi aprovado segunda-feira, dia 22. Entre as ações previstas, estão a reestruturação de calçadas e prédios públicos, instalação de equipamentos sonoros e táteis que facilitem a vida dos deficientes visuais, entre outras iniciativas que ajudarão a tornar Porto Alegre um exemplo nacional de acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário