quinta-feira, 30 de maio de 2013

Há vida fora das redes sociais?

Na rede da vovó tinha lugar pra todo mundo


Em plena era das redes sociais, cada suspiro, refeição, passeio em família, tudo vai parar na internet. Quando eu era criança, costumava usar o "meu querido diário", mas hoje em dia é o Facebook, Twitter e outras redes que fazem o papel de confidentes. A moda é compartilhar, mostrar pro mundo o que se está fazendo, comendo, sentindo... Afinal, quem é curtido não é lembrado!

Engraçado, quando eu tinha meus sete, oito anos, rede social era a rede da casa da minha avó, onde os netos se reuniam para aquele balançar gostoso nos finais de tarde. Era ali que compartilhávamos histórias, músicas, brincadeiras. Hoje em dia, as histórias povoam a "timeline" do Facebook ou do Twitter, as músicas preferidas são postadas nas páginas pessoais, e é possível convidar gente lá do outro lado do planeta para joguinhos online. Tudo tão próximo, mas ao mesmo tempo tão distante.

É ótimo manter contato com amigos e familiares através da internet. Nessa correria diária, sempre sobra um tempinho pra postar uma mensagem carinhosa para aquele amigo querido que está em outro país, postar uma foto e marcar aquele primo que não vemos há anos, reencontrar antigos colegas de escola... As redes sociais facilitam, e muito, as interações pessoais. Mas nada substitui o carinho "ao vivo e em cores", o abraço das amigas do peito, o beijinho da afilhada, o papo cara a cara entre irmãs... O mundo virtual é incrível e amplia os horizontes, só não podemos esquecer que a realidade é muito mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário