quinta-feira, 6 de junho de 2013

Casa adaptada: os detalhes que fazem a diferença


Para quem vive sobre rodas, detalhes que passam despercebidos para o resto dos mortais fazem toda a diferença. Nas ruas, é quase impossível encontrar rampas, calçadas em boas condições e locais acessíveis a todos. Por isso, pelo menos em casa é possível facilitar a vida de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, isso inclui idosos, crianças e "gente baixinha".

Antes de comprarmos nossa casinha nova, minha mãe e eu atentamos para várias pequenas coisinhas que seriam fundamentais na nova morada. Ambientes planos ou com possibilidade de fazer uma rampinha, banheiros com portas largas, enfim... tudo que pudesse facilitar o dia-a-dia. 



Na nova casa, o que ainda não estava pronto, foi providenciado logo em seguida. A porta do banheiro, muito estreita, foi retirada. Fiquei algum tempo fazendo pipi de porta aberta, até que conseguíssemos providenciar uma porta de correr, já que com a porta original a cadeira de rodas não entrava no banheiro. Isso que minha cadeira é infantil, para quem usa cadeiras de adulto, as aberturas precisam ser ainda mais largas.
A pia do meu banheiro tem espaço pra "estacionar" a cadeira direitinho, sem precisar fazer malabarismos. E é mais baixa do que o normal, é claro.



Na entrada da casa, o piso novo deixou tudo plano, sem mais nenhum degrauzinho na porta de entrada. Assim, tenho total liberdade para entrar e sair de casa, ir até a calçada sozinha, levar minha gatinha Capitu pra tomar um sol e olhar as plantinhas. Ó, que bucólico.



Interruptores de luz e tomadas mais baixas, mesas da altura da cadeira de rodas, espaço suficiente entre os móveis para passar com a cadeira... Esses e outros detalhezinhos só são percebidos ao longo do tempo, na prática. Ah, e os QUE-RI-DOS tapetinhos que ficam uma graça no chão, são verdadeiras armadilhas para cadeirantes, já que as rodinhas dianteiras trancam nos malditos. Viu, mãe?

Não é o meu caso, mas quem faz a transferência da cadeira para outros lugares sozinho também precisa de barras de apoio. Esses equipamentos também facilitam bastante a vida de pessoas idosas e podem evitar os famosos tombos no banheiro (beijo, Vô!). 

Falando nisso, o sonho da minha mãe é mandar fazer uma pia mais baixa na cozinha, pra eu poder lavar a louça. Mas nem faço questão, juro, tá ótimo assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário