segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A garota da capa


A semana foi cheia, como eu já havia contado aqui. Além da Passeata do Movimento SuperAção, estive envolvida em uma matéria sobre acessibilidade para o Diário Gaúcho.

Trabalho como redatora do DG há três anos, mas raramente saio pra fazer matérias na rua, afinal, é bem complicado. Mas há algumas exceções, como a reportagem que fiz em 2011 sobre acessibilidade no Centro de Porto Alegre. Afinal, ninguém melhor do que uma jornalista cadeirante, que sente na pele as dificuldades de andar pelas ruas da cidade, pra escrever sobre isso, né?

Passados dois anos dessa primeira matéria, resolvi voltar aos lugares visitados pra ver o que mudou. Na verdade, o intuito principal foi fazer um "test-drive" na rampa da Catedral Metropolitana, instalada há pouco tempo.




Fui, então, me aventurar de novo no Centro, na companhia do fotógrafo Mateus Bruxel. Na Catedral, tudo ótimo, a rampa é acessível, com uma inclinação ideal e possibilita o acesso ao prédio. Finalmente conheci esse ponto turístico da minha cidade por dentro!

Em frente à Catedral, fica a Praça da Matriz, outro patrimônio histórico do município. Justamente por isso, os reparos estão demorando a serem feitos, já que dependem de verba do Governo Federal. Os buracos continuam lá, como verdadeiras armadilhas pra quem anda sobre rodas.

De volta à redação do jornal, comecei a escrever o texto e entrei em contatos com algumas fontes da Prefeitura de Porto Alegre. É jornalismo verdade, amigos!

Após os retoques finais na reportagem, fiquei naquela expectativa pra ver como ficaria impressa nas páginas do jornal. Toda matéria parece sempre a primeira, como se eu ainda fosse jornalista estreante, apesar de já ter alguns anos de praia. Para minha surpresa, apareci na capa do Diário Gaúcho! Como repórter e protagonista da reportagem, minhas fotinhos estavam lá, estampadas na primeira página. É muita emoção!

Depois do meu dia de celebridade, distribuindo autógrafos e recebendo mil curtidas no Facebook, fiquei com a sensação de mais um dever cumprido. A fama é ótima, é claro (mas fica difícil sair na rua com tanto assédio, hehe), mas o melhor é saber que estou colaborando para a divulgação de um problema que aflige muitas pessoas com deficiência. Denunciar o que está errado não é meu dever apenas como cadeirante, mas como jornalista e cidadã. Já que eu tenho o poder da palavra, fico feliz em usar isso para mostrar que ainda há muito a ser feito e elogiar as boas iniciativas.

Confiram a matéria aqui.

Um comentário:

  1. Michele!
    Que chique!
    Fama e sucesso, que se proliferem muito mais que um único dia.

    Desejo que o mês de novembro seja carregadinho de sucesso e ,muitas realizações!
    Obrigada por visitar e participar no blog, volte sempre que desejar.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida."

    ResponderExcluir