terça-feira, 13 de abril de 2010

Parece miragem...e é!



Neste verão resolvi fugir da aglomeração do litoral e fui curtir a serra. Foram cinco dias maravilhosos em Gramado, com direito a passeios por Canela e São Francisco de Paula.

Foi em São Chico que tive uma agradável surpresa. Há algum tempo li uma reportagem sobre a Livraria Miragem e, como "rata de livraria" que sou, fiquei doida pra conhecer o lugar.

Chegando lá, fiquei encantada com o espaço que a professora de história Luciana Soares criou para o deleite de seus visitantes. O nome da livraria não poderia ser mais apropriado: um lugar daqueles, em meio a uma cidadezinha tão pacata, parece Miragem mesmo...

O ambiente bucólico lembra muito aquelas livrarias antigas de filmes, com objetos e quadros que retratam a história da cidade. Mas o que mais me surpreendeu foi a acessibilidade. O prédio antigo, de três andares, é todo adaptado a deficientes físicos!

Há rampas por todos os lados, elevador e, pasmem, um banheiro adaptado! Dona Luciana me mostrou, toda orgulhosa, que eu poderia circular livremente por ali, conhecer os três andares, fazer "pipi" com todo o conforto, já que ela havia pensado em tudo para que todos pudessem desfrutar com igualdade do lugar.

Ah, Luciana não esqueceu dos pequenos leitores. Há um banheiro especialmente projetado para crianças, todo em miniatura, um mimo!
Nos fundos da livraria, há uma réplica do antigo Clube do Comércio de São Chico, que Luciana transformou em uma espécie de museu que conta um pouco dos primórdios da cidade. Para chegar até o museu há uma bela...rampa!

Saí de lá maravilhada e feliz que, em uma cidade do interior, há um lugar muito mais preparado para receber as pessoas com deficiência do que muitas grandes livrarias da Capital.

Encontrar lugares com infraestrutura adequada a deficientes não deveria ser uma surpresa, mas algo cotidiano em nossas vidas. Mas é bom saber que em São Francisco de Paula há uma Miragem, um espaço tão aconchegante que é exemplo de acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário