terça-feira, 4 de maio de 2010

Vagas privativas: um fetiche!



É incrível como certas pessoas têm uma certa atração por lugares destinados a deficientes. Vagas no estacionamento, banheiros adaptados, tudo o que tiver aquele adesivo de cadeira de rodas, é certo que será usado por pessoas que não precisam.

Nos estacionamentos, seja em áreas públicas ou privadas, o caso é mais sério. Basta ir a qualquer shopping ou supermercado e ver que os lugares para cadeirantes sempre ocupados, a maioria por quem não possui nenhum problema de locomoção.

Está na lei, para estacionar nesses locais, deve haver uma autorização do Governo para isso, como esta aí acima. Não basta só aquele adesivo comum com um desenho de cadeira de rodas. A autorização é dada somente a pessoas que comprovarem a deficiência, por meio de atestado médico. Na teoria é muito bonito, mas na prática...{#}

No Brasil, as leis existem para serem descumpridas. Falta fiscalização e informação, sobra desrespeito. Sim, é muito mais fácil deixar o carro pertinho da porta de entrada, mas e quem realmente precisa dessa facilidade, como fica? No domingo fui ao shopping, e todas as DEZ vagas de estacionamento para deficientes estavam ocupadas. Fiquei cuidando se no local havia tantos malacabadinhos (como diz o Jairo), até achei que fosse alguma convenção regional de cadeirantes {#}, mas contei apenas TRÊS pessoas usando cadeira de rodas.

Nos banheiros adaptados, quando existem, o problema é o mesmo. As pessoas "normais" acham o máximo aquele banheiro enooooorme, muito melhor do que as cabines apertadinhas, né? Pois é, mas apertada fico eu, quando chego nos banheiros privativos e há alguém lá dentro. Outro dia mesmo, no shopping, vi um rapaz sair do sanitário masculino para deficientes, bem lépido, faceiro e pimpão, caminhando e sem nenhuma deficiência (só se for mental!). {#}

O pior é que se algum cidadão consciente resolve reclamar, acaba apanhando...{#}
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário