segunda-feira, 15 de março de 2010

As longas escadas da vida



Obstáculos como degraus e escadas são rotina na vida dos cadeirantes, a verdade é que a maioria das cidades brasileiras não possui infraestrutura adequada para pessoas com deficiência.

Ano passado, ao fazer minha inscrição em um concurso público, manifestei minha condição de cadeirante e que precisava de fácil acesso. Ao chegar ao local de prova, qual não foi minha surpresa ao ver uma imensa escadaria (observem a foto acima).

Fiquei algum tempo pasma, pensando se o erro havia sido meu, que talvez tivesse assinalado a opção errada na hora da inscrição. Mas não, estava nos documentos, em letras garrafais: CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA - NECESSITA DE FÁCIL ACESSO.

Após o susto inicial, pensei em desistir da prova, não queria ser carregada pelas escadas, correndo um risco desnecessário. Mas, após eu ter me acalmado, minha mãe conseguiu me convencer a encarar o problema de frente, ou seja, subir a maldita escadaria.

Alguns fiscais ajudaram a subir, logo eu que havia jurado não mais enfrentar escadas, já que passei cinco anos da minha vida escolar sendo carregada pelas escadas do colégio...

Não bastassem os degraus da frente do prédio, a sala onde eu deveria ficar era no terceiro andar, ou seja, mais alguns lances de escada pela frente. Assim, fizeram a "gentileza" de deixar que eu ficasse no térreo, não sem antes explicar para as pessoas daquela sala porque eu estava ali. Fui humilhada, como se estivesse ocupando lugar em um espaço que não era meu. Precisava?

Fato é que, apesar de ter me preparado, não tinha condições psicológicas para fazer uma boa prova.

Reuni documentos e levei a uma advogada, para contestar o ocorrido. Há quase um ano espero alguma posição dela, que falou  em pesquisar jurisprudência. Mas situações como essa acontecem bastante e mover um processo contra aquela instituição, no mínimo, alertaria para tomarem maior cuidado com os “diferentes”.
Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário