terça-feira, 16 de março de 2010

E se...




É inerente ao ser humano ficar remoendo o passado, pensando em quantos caminhos diferentes poderiam ser trilhados caso algumas coisas ou decisões tivessem sido diferentes.

Penso muito nisso...

E se... eu não tivesse feito a cirurgia na perna, 15 anos atrás? Antes, eu andava de bicicleta, mexia bem (e muito) a perna esquerda, mas acabei perdendo a mobilidade e tendo que usar cadeira de rodas por conta de uma intervenção mal-sucedida.

E se...eu tivesse prestado mais atenção naquela calçada que me fez cair, provocando duas fraturas sérias há seis anos? Meu braço nunca se recuperou, não posso mais sair sozinha da cadeira como fazia antes.

Mas de que adianta viver olhando para o passado, já que não há máquina do tempo que nos faça voltar atrás e tomar decisões diferentes?
O jeito é viver a vida (parafraseando Manoel Carlos) visando o futuro, fazendo planos. pois, sobre o que ainda está por vir nós temos pleno controle. É muito mais eficaz usar os erros do passado como aprendizado, não como forma de martírio.

Deixemos o "Se" para a belíssima interpretação de Djavan:
Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário